Blog

Recicle seu lixo - Projeto universitário

31/05/2012 11:17

 

Olá, galera! Este vídeo mostra um pouco do que perdemos ao não reaproveitarmos o nosso lixo além de ganharmos vários problemas que causamos. Por isso, cuide muito bem do seu planeta e pense bem se seu lixo é realmente lixo. Agradecimentos a Janaina, uma de nossas colegas que nos ajudou com este vídeo. Abraços, A Redatora.

Máquina fotográfica de latinha de Coca-cola

30/05/2012 17:00

Oi, pessoal! Quem aí gosta de Fotografia? Trouxe esse arntesanato para vocês e neste mesmo site há outras coisa bem legais também. Lembrando que o crédito é do site: 

                             

Abraços, 

 

A Redatora.

 

                                                                

 

Fonte: https://youpix.com.br/top10/top-sites-de-inconsumismo/

 

Flores de papel

30/05/2012 16:54

 

Aprenda a fazer Flores Daisy

 

Com todo o crédito ao site: oartesanato.com

 

 

 

Aprenda a fazer Flores Daisy para iluminar sua mesa com um arranjo alegre, ou para surpreender um amigo com um bouquê maravilhoso. E o melhor: este artesanato é super barato, e super simples para fazer.

Materiais:

  • Papel (use papel simples, mas que tenha uma textura suave)
  • Cola quente
  • Tesoura
  • Um modelo de círculo (eu usei um copo de cabeça para baixo)
  • Fio floral e fita floral verde para fazer as hastes Daisy

Passo-a-passo:

Primeiro faça um círculo com o tamanho que quer a flor. Um copo médio invertido pode ser um bom tamanho. Um círculo de duas polegadas poderá resultar em flores mais delicadas, mas com 5 polegadas por exemplo, vão causar mais impacto.

Deverá providenciar dois círculos para cada flor. E as cores rosa e branco costumam ser uma boa escolha, pois contrastam bem.

 

Na sequência, faça oito cortes nas bordas. Poderá usar as figuras abaixo para se inspirar melhor, mas cada corte é deverá ter cerca de 1 centímetro de comprimento.

Considerando que este artesanato foi criado para ser o mais barato e o mais simples possível, poderá fazer uma espécie de linha de montagem, e colocar todos os círculos um por cima do outro, podendo cortar todos de uma só vez, sendo muito mais rápido para concluir.

Depois disso, dobre cada pétala ao meio, de maneira longitudinal, partindo do centro para a ponta, conforme verá nas linhas tracejadas abaixo. Faça vincos simples, que é mais que o suficiente.

Quando terminar os vincos no primeiro disco, repita o mesmo processo em todos os demais. Organize um disco sobre o outro, criando um certo contraste, de maneira que as pétalas que ficam por baixo apareçam um pouquinho, conforme vê na figura abaixo.

Cole o centro de um contra o outro, e espete a haste no centro, mas levemente, como se estivesse apenas a “ferir” o papel. Cole com a cola quente, e em seguida, envolva toda a haste com o papel floral verde, que por sua vez também deve ser colado com a cola quente.

Para fazer o acabamento, pique pedaços bem pequeninos de papel verde, ou da cor da pétala que ficou por baixo, e cubra o centro da Daisy, colando a cada um. Arranje um vasinho, e faça um beloarranjo

 

   Primeiro passo:                                                        

                                                            Segundo passo:

                                                                                                                                Terceiro passo:

 

                                                                                                                                                   Último passo:  

 

Fonte:https://www.oartesanato.com/797/aprenda-a-fazer-flores-daisy

 

Para usar na decoração

30/05/2012 16:47

 

Castiçais feitos com potes de vidro

Com todo o crédito para o site: Oartesanato.com

 

 

 

Materiais:

  • Potes de vidros
  • Tinta em spray
  • Velas

Passo a passo:

Lave bem os seus potes de vidro e seque completamente. Depois pegue a lã e enrole-a num dos potes de vidros, procurando deixar alguns espaços sem cobrir, para atingir o efeito bacana da foto.

 

 

 

 

Coloque os potes virados para baixo sobre folhas de jornal num espaço bem aberto e use a tinta em spray para pintar o pote completamente. Depois deixe secar sem mexer do lugar.

 

 

 

Uma vez que a pintura estiver seca, retire a linha do pote de vidro. Para enfeitar basta colocar uma vela dentro do pote e colocá-lo onde desejar. O bacana é ter mais de um pote no espaço, para dar mais efeito.

 

Fonte: https://www.oartesanato.com/1034/casticais-feitos-com-potes-de-vidro

 

 

10 coisas que você pode fazer com o seu lixo

29/05/2012 14:26

Quantas vezes você já jogou fora algo que ainda seria útil para você ? Sem saber, gastamos um absurdo para comprar algo que já temos. Mostrarei 10 coisas que você poderá fazer com o seu lixo trazendo utilidade e economia.

 

1- Sabe aquele frasco de shampoo que você acabou de jogar fora? Então, veja o que ele poderia ter se tornado agora :

 

                                         

Fonte da imagem : https://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1024&bih=653&tbm=isch&tbnid=iL8ny0cFOkHTMM:&imgrefurl=https://ionerochablog.blogspot.com/2012/03/embalagens.html&docid=YwDjw5qkJXo-HM&imgurl=https://4.bp.blogspot.com/-ez4zou4l_tg/Tzf5oV89Q8I/AAAAAAAAC28/sP8J4plJ_P0/s1600/embalagens%252Bde%252Bshampoo%252Breciclados%252Bporta%252Blapis%252Bpasso%252Ba%252Bpasso%252Bblog%252Bmeninas%252Bprendadas%252Bblogspot.jpg&w=410&h=306&ei=uwfFT4zuDon88gTw0O21Cw&zoom=1&iact=rc&dur=380&sig=102082259291665419631&page=2&tbnh=126&tbnw=165&start=16&ndsp=21&ved=1t:429,r:1,s:16,i:109&tx=61&ty=57

 

2- Que tal conservar seus móveis colocando um porta-copos na mesa?  Você pode ver o passo a passo para fazer um desses no website : www.oartesanato.com

 

                      

Fonte da imagem:https://www.oartesanato.com/365/artesanato-reciclado-com-revistas

 

 

3- Está cheio de garras pet em casa do último churrasco que rolou? Ótimo! Você pode reaproveitá-las! Veja o que dá para fazer:

 

 Fonte das imagens: https://youpix.com.br/top10/7-coisas-legais-pra-fazer-com-garrafas-pet/

 

 

4- Sua mãe vive reclamando dos pares de tênis espalhados pelo quarto que você não sabe onde colocar? 

                                                                   

 Fonte da imagem: https://youpix.com.br/top10/7-coisas-legais-pra-fazer-com-garrafas-pet/

 

 

5- Você sabia que há uma maneira fácil e econômica de ter sacolas de lixo sem precisar comprar ou guardar aquelas que são usadas para guardar as compras do mês? Fácil e prático! E somente se usa jornal para isso, veja:

 

                                                           

Fonte da imagem: https://www.akatu.org.br/Temas/Residuos/Posts/Veja-como-fazer-saquinho-de-jornal-para-o-lixo

 

6- Que tal ter um relógio de parede personalizado? 

 

                                                                

Fonte da imagem: https://euqueru.net/relogio-de-parede-com-material-reciclado/

 

7- Sua mãe usa muitos alimentos conservados em potes de vidro? Saiba que eles podem ajudar muito no seu jardim. 

 

                                                            

Fonte da imagem: https://www.dicasverdes.com/2011/11/como-fazer-uma-horta-caseira-suspensa-em-casa-com-material-reciclado/

 

8- Seu gato tem estilo? Aposto que esse aqui tem! Olha o que podemos fazer com a tela de um computador que deixará seu gatinho muito feliz.

 

                                            

Fonte das imagens: https://arte-de-fazer-artesanato.blogspot.com.br/2010/07/artesanato-reciclado-cama-de-gato.html

 

 

9- Seu filho também pode contribuir para um mundo melhor. Seria legal ele já crescer com essa idéia. Olhe esses brinquedos feitos com seu lixo.

 

 

                                                                                                            

                                                                                

Fonte das imagens: https://www.artesanatopassoapassoja.com.br/como-fazer-brinquedos-reciclados-passo-a-passo/

 

10- Veja outras opções para seu filho  e sua filha brincarem. Sabia que este carrrinho é feito com aquela caixinha de toddynho ou suco? 

 

                                                                                              

 

Fonte das imagens: https://segundosprofes.blogspot.com.br/2010/06/brinquedos-com-materiais-reciclaveis.html

 

 

Gostaram? Vemos aí que temos muita coisa em casa que não pode ser jogado fora, não é mesmo? Essa é uma maneira legal e interessante que passar à vocês a importância do nosso lixo ser reciclado porque tudo isso é para você, para todos. Pensem nisso.

 

Um abraço de sua Redatora. 

 

Uma informação importante! O que é regra dos 3 "R"s?

28/05/2012 10:29

Achei interessante esta informação publicada pelo Portal são Francisco onde segue explicando  o que seria a regra dos 3 "R"s.

 

                                                        

Fonte da iamgem: https://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://2.bp.blogspot.com/_16wP0h2aQG4/RsNF1ohq2XI/AAAAAAAAABk/-Y_aQOJjabc/S700/lixo.gif&imgrefurl=https://lixonolixao.blogspot.com/2007/09/o-que-regra-dos-3-rs.html&h=269&w=415&sz=22&tbnid=_43RtoOlvvUSaM:&tbnh=75&tbnw=116&zoom=1&usg=__bZTAynbLrvF1VU7tIlyr9ZvMdGw=&docid=yuMyPmnzNgmmJM&sa=X&ei=coPDT-TiDJSo8gTv9aWPCw&ved=0CGIQ9QEwAg&dur=12744

 

 

 

"R" de Reduzir

 

Este é o primeiro passo! Diminuir a quantidade do que consumimos faz uma enorme diferença. Quantas vezes somos seduzidos por um produto que muitas vezes nem fazemos uso?

 

"R" de Reutilizar

 

Devemos sempre reaproveitar o que temos jogado no canto da casa, uma simples ação que ajuda bastante. Um bom exemplo, dito no website, seria reutilizar os potes de sorvetes para por comida e congelar, ou até mesmo alimentos não refrigerados.

 

"R" de Reciclar

 

Como dito pelo website, "após evitar  o consumo de coisas desnecessárias, reaproveitar outras, agora é hora de pensar em reciclar." Sendo a reciclagem uma maneira de diminuir a exploração de recursos naturais e muitas vezes é um processo até mais barato do que a compra de um novo produto. 

 

 

 

Vemos aí tantas coisas pequenas que podemos fazer para ter um ar mais puro e uma cidade limpa de agrado a todos. Faça a sua parte! 

Um abraços de sua Redatora. 

 

 

Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/reduzir-reutilizar-reciclar.php

Rio+20 - Pictures of the world

25/05/2012 14:12

Você sabia que pode contribuir com suas idéias por um mundo melhor e mais sustentável? 

 

Saiba mais no site oficial da ONU.

 

Fonte: https://www.uncsd2012.org/rio20/index.php?page=view&type=12&nr=246&menu=14

Terra - Por que é tão importante cuidar dela?

20/05/2012 11:13

 

O ser humano constrói. Durante milênios de historia, desenvolvemos a capacidade de nos adaptar. Mas será que essa habilidade é imune a qualquer adversidade?

Acabamos tomando nosso passado como verdade absoluta. E infelizmente, quando resolvemos indagar algo, geralmente é tarde. Assim ocorre com nossos rios, assim ocorre com nossa terra.

Tão vital para nossa sobrevivência, sem ela não teríamos como produzir nosso sustento. Se plantar não seria possível, imagine então criar animais.

Vemos assim, que nossa existência não tem nada que seja fácil. É fruto de um planeta repleto de recursos. E fica cada vez mais exposta a sorte do destino, a medida que destruímos, que mesmo inconscientemente, usemos de forma abusiva o que nosso planeta pode nos dar.

Cuidar da terra. O quanto realmente estamos dispostos a fazer para ajudar nossa sustentabilidade?

É pensando nessas duvidas, que iniciamos a consciência coletiva necessária para mudar enquanto ainda podemos. Todos, por um futuro melhor!

 

 

Por: Lucas Parreira

Olá, galera!

17/05/2012 17:29

Olá, galera! Espero que estejam curtindo o nosso blog! Está dando um trabalhão mas estamos aqui firmes e fortes. Todos trabalhando muito dia e noite, e tudo isso para ganhar o seu olhar que nos ajuda muito com a campanha. Estamos vendo que há muita gente clicando aqui no blog. Gostaríamos que se expressassem por meios de comentário também para podermos melhorar o site ainda mais. Um ótimo final de semana e parabéns a todos que reciclam o seu lixo trazendo mais vitalidade a este planeta lindo.  Fiquem ligados para um planeta mais sustentável. Beijos! :)

 

 

Por: Flavia Felinto

Água, elemento que nos cerca

17/05/2012 16:21

 

Água. Tão abundante em nosso planeta, só possui o valor que merece por quem não a possui. E isso é muito mais comum do que pode parecer.
Terra, planeta água.
Mas nem 2% de toda a sua reserva é potável. E assim, encontramos um problema sensível à toda humanidade: sem água, sem vida no nosso planeta!
Assim, mais do que em qualquer outro momento, é preciso de foco. Uma união entre todos, para propagar a cultura da boa utilização da água. Mostrar que podemos economizar muito, tanto financeiramente, quanto no principal, que é um dos nossos maiores bens.
Pratique vida, economize água.
Propague vida, economize.
 
 
Por: Lucas Parreira.

Pensamentos de Lucas

17/05/2012 16:20

 

Porque as coisas desse mundo vem do coração
 
Sempre temos a sensação de que possuimos todo o tempo do mundo, mas e nossos filhos, nossas metas, será que eles também terão todo esse tempo?
Pensando assim, passamos a dar valor à pequenas coisas. Pequenas, porém vitais para nossa existência.
Nossos recursos estruturais caminham cada vez mais para o fim. E ainda pensamos (desejamos) consumir sem refletir onde já estamos . Ao que parece, acreditamos somente no presente. Na história de que nossos antepassados já viviam. Continuamos caminhando, mas sem enxergar o que nos cerca de verdade.
 
 
Por: Lucas Parreira

Nossa colega de grupo, Luana Dantas em sua jornada por uma praia mais limpa! :)

16/05/2012 14:04

 

Um ótimo exemplo de cidadania. Parabéns Luana! 

 

Foto: Luana Dantas

Abordando a reciclagem

16/05/2012 13:17

Algumas informações sobre a reciclagem

Cores dos cestos de separação para reciclagem

No Brasil os recipientes para receber materiais recicláveis seguem o seguinte padrão:

  • Azul: papel/papelão
  • Vermelho: plástico
  • Verde: vidro
  • Amarelo: metal
  • Preto: madeira
  • Laranja: resíduos perigosos
  • Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
  • Roxo: resíduos radioativos
  • Marrom: resíduos orgânicos
  • Cinza: resíduo geralmente não reciclável, misturado ou contaminado, não sendo possível de separação.

 

Reciclagem de embalagens longa vida

 

Etapas do processo de produção de papel reciclado a partir de aparas de papéis:

  • Etapa 1:
    • Entrega das aparas (fardo) na fábrica recicladora de papel
    • Passa pelo controle de qualidade e é classificado
    • Vai para o estoque de aparas
    • O lote do estoque mais antigo vai para as esteiras transportadoras
    • O hidrapulper desagrega o papel, juntamente com água industrial
    • Depois de desagregado, a bomba puxa a massa de papel para outras etapas
  • Etapa 2 - turbo tiraplástico (retirada de plástico)
  • Etapa 3 - processo de centrifugação para retirada de impurezas (areia, prego, etc)
  • Etapa 4 - processo de refino da massa
  • Aditivos são adicionados à massa: sulfato de alumínio, amido de mandioca, etc
  • Etapa 5 - Caixa de entrada da máquina de papel
  • Etapa 6 - Mesa formadora (vácuo retira umidade excedente)
  • Etapa 7 - Prensa acerta gramatura do papel
  • Etapa 8 - O papel passa pelos rolos secadores
  • Etapa 9 - Chega até a enroladeira
  • Etapa 10 - Forma-se o rolo de papel
  • Etapa 11 - O rolo é transportado por ponte rolante até a rebobinadeira
  • Etapa 12 - O papel é rebobinado conforme formato da bobina
  • Etapa 13 - A bobina de papel acabada vai para o controle de qualidade
  • Etapa 14 - Vai para o estoque, podendo ser vendida ou vai para a cartonagem, transformando-se em chapa de papelão, a fim de ser industrializada como caixas de papelão

Mas, se você quiser reciclar o papel em sua casa (artesanalmente) siga as instruções aseguir:

  • Etapa 1: Corte os papéis que deseja reciclar. Coloque em uma bacia com água. Deixe descansar por 24 h.
  • Etapa 2: Mexa essa mistura ou bata no liquidificador.
  • Etapa 3: Seque pondo em redes.Prense se quiser.
  • Etapa 4: Ponha essas redes para secar no sol.
  • Dica: Se quiser papéis coloridos use corante na cor desejada durante a "Etapa 1".

 

A embalagem longa vida é uma composta de seis camadas de três materiais: papel, polietileno  e alumínio.

·         Fabricação de peças plásticas

·         Os fardos desse composto chegam a um reciclador de plástico e entram em um processo de lavagem para retirar o pequeno residual de fibras de papel que ainda existe neste material. Uma vez limpo, este material passa por um processo de aglutinação que retira boa parte da umidade e faz com que o material ganhe densidade que será importante no processo seguinte, a extrusão. Na extrusão o material é transportado por uma rosca aquecida que faz com que o material derreta e se homogeneíze formando uma massa uniforme que é pressionada contra uma tela, para a produção dos pellets, que são pequenos fragmentos de plástico que é a forma com que o plástico, seja ele reciclado ou não, é vendido no mercado. A partir desses pellets é possível utilizar equipamentos de injeção e rotomoldagem para fabricação dos mais diversos artefatos de plástico. Os pellets reciclados de plástico e alumínio de embalagens longa vida tem sua composição aproximada em massa de 80% polietileno e 20% alumínio.

Fabricação de placas e telhas

·         É o processo mais simples para a reciclagem do composto de polietileno e alumínio de embalagens longa vida. Os fardos desse material são recebidos das indústrias papeleiras e seguem diretamente para o processo de secagem e trituração. Uma vez triturado este material é dosado em formas sobre um filme desmoldante e levado para uma prensa aquecida a cerca de 180°C. Estas prensas são similares às prensas utilizadas para a fabricação de compensados de madeira. Após algum tempo nesta temperatura o plástico se funde ao alumínio formando uma placa. Esta placa é retirada do equipamento e resfriada. Este tipo de placa pode ser usada para fabricação de móveis, ou em substituição a madeira em algumas aplicações, como por exemplos divisórias e tapumes para construção civil. Esta mesma placa, enquanto ainda quente, também pode ser moldada em formas onduladas para a fabricação de uma telha similar às telhas de fibrocimento. Esta telha reciclada tem propriedades térmicas interessantes além de ser mais leve.

Reciclagem de aço

Estudos dizem que a cada 75 latas de aço recicladas, uma árvore é salva, pois, do contrário, viraria carvão vegetal.

O aço é utilizado em diversos materiais, desde latas até carros. O aço pode ser reciclado infinitas vezes, com custos menores e menos dispêndio de energia do que na sua criação inicial. se aproveitado, pode gerar economias e menos agressão ao meio ambiente. também é muito utilizado na construção civil para sustentar estruturas de concreto.

 

Reciclagem de alumínio

O processo resume-se no derretimento do metal, o que é muito menos dispendioso e consome muito menos energia do que produzir o alumínio através da mineração. Pode ser  reciclado tanto a partir de sucatas bauxita. Pode ser obtido a partir de esquadrias de janelas, componentes automotivos, eletrodomésticos, latas de bebidas, entre outros. A reciclagem não danifica a estrutura do metal, que pode ainda ser reciclado infinitamente e reutilizado na produção de qualquer produto com o mesmo nível de qualidade de um alumínio recém produzido por mineração.

Curiosidades:

  • Um quilo de alumínio reciclado evita a extração de cinco quilos de bauxita.
  • O ciclo médio de vida de uma lata de alumínio é de 30 dias, desde sua colocação na prateleira do supermercado até seu retorno reciclada.
  • A reciclagem de uma única lata de alumínio pode economizar a energia necessária para manter um televisor ligado durante 3 horas ou uma lâmpada de 100 watts por 20 horas.
  • Em média um quilo equivale a 74 latas.

 

Reciclagem de baterias

A reciclagem de baterias é um processo de recuperação dos materiais constituintes das mesmas, tendo em vista não só o seu reaproveitamento, como remover a sua deposição em aterros sanitários,

Visto que são tóxicos e altamente poluentes na natureza.

 

 

A reciclagem de computadores

Segundo dados do Greenpeace, por ano, são produzidos até 50 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos no mundo inteiro.

A reciclagem de computadores é usado como matéria-prima para novos produtos do ramo ou o reaproveitamento e a reutilização destes.

 

A reciclagem de entulhos

     A reciclagem de resíduos ou entulhos da construção civil gera sub-produtos como tijolos, brita, canos de esgoto, calçamentos, entre outros essas são importantes alternativas para amenizar vários problemas na área urbana, tanto nos setores sociais e ambientais, como no econômico. transformação dos resíduos de obras e demolição em novos materiais de construção.

Para reciclar entulhos faz-se, primeiramente, uma triagem das frações inorgânicas e não-metálicas do resíduo, excluindo madeira, plástico e metal, que são direcionados para outros fins. Em seguida obtém-se o agregado reciclado, que é o resíduo britado ou quebrado em partes menores. Com este método aplicado aos resíduos será possível identificar sua composição, os compostos que podem ser extraídos dele e saber qual a planta industrial mais adequada para a reciclagem e a melhor alternativa de aproveitamento dos resíduos. È possível obter areia, brita e blocos com a reciclagem de entulhos.

 

A reciclagem do vidro

O vidro é um material que não se pode determinar o tempo de permanência no meio ambiente sem se degradar, e também não é nocivo diretamente ao meio ambiente, por isso é um dos materiais mais recicláveis que existe no consumo humano. É ideal para a reciclagem e pode, dependendo das circunstâncias, ser infinitamente reciclado. O uso de vidro reciclado em novos recipientes e cerâmicas possibilita a conservação de materiais, a redução do consumo de energia e reduz o volume de lixo que é enviado para aterros sanitários. A reutilização do vidro é preferível à sua reciclagem.

 

 

Por: Rosane Nunes

Sou mais Rio, sou mais 20.

15/05/2012 10:53

 

Sou mais Rio, sou mais 20.

 

 

Sou mais um Rio de Janeiro que eduque e colha os resultados do trabalho que seu povo, tão trabalhador, já tenta diariamente ganhar seu pão de cada dia.

Sou mais um Rio que mostre sua cara, que não esconda a felicidade de poder cuidar do que tem de mais precioso: as pessoas, e o meio em que vivemos.

Sou mais um Rio que incentive, que ouse em fazer diferente, para que nossos melhores dias ainda estejam por vir.

Sou mais felicidade, mais igualdade, mais instrução e comunicação. Sou mais reciclagem. Aproveitar o que já existe para o consumo inteligente. Pra que desperdiçar quando o que precisamos já está bem na nossa frente?

Sou mais atitude. Mais energia. Uma natureza viva que depende unicamente de si para sobreviver, merece nosso respeito, nossa utilização consciente. Para que tudo o que necessitamos dela continue a ser renovado, e aproveitado por gerações futuras.

Sou tudo isso, mas apenas uma pequena parte. Juntos, formamos a força necessária para mudar a corrente. Venha conosco fazer diferente. Sou mais Rio, sou mais mundo. Um mundo melhor!

 

Por: Lucas Parreira

Primeiro Blog

06/05/2012 18:33

Nosso novo Blog foi lançado hoje. Esteja atento a ele e nós tentaremos mantê-lo informado. Você pode ler as novas postagens nesse blog via RSS Feed.

Itens: 1 - 15 de 15